Links de História

Para ir além

Há uma enorme quantidade de sites que podem nos auxiliar no estudo da História disponíveis online. Aqui apresentamos alguns, facilitando sua busca.

Bibliotecas

Biblioteca do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB)

Disponível em: http://www.ihgb.org.br/

Formada em 1838, por ocasião da criação do IHGB, a biblioteca constitui um dos mais expressivos acervos bibliográficos sobre História do Brasil, possuindo milhares de peças, entre livros e folhetos, nacionais e estrangeiros, recebidos principalmente por doação e permuta. Há também a Revista do IHGB que circula desde 1839 e é uma das mais longevas publicações especializadas do mundo ocidental. Destina-se a divulgar a produção do corpo social do Instituto, bem como contribuições de historiadores, geógrafos, antropólogos, sociólogos, arquitetos, etnólogos, arqueólogos, museólogos e documentalistas de um modo geral. E ainda há o museu do instituto onde a função principal é a de recolher e organizar os materiais referente à História e a Geografia brasileiras.

Biblioteca Nacional de Portugal

Disponível em:  http://www.bnportugal.pt/

Criada em 29 de Fevereiro de 1796 com o nome de Real Biblioteca Pública da Corte a Biblioteca Nacional de Portugal, localiza-se em Lisboa, é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental de Portugal. Oferece coleções digitalizadas.

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

Disponível em:  http://www.bn.br/

Localizada na cidade do Rio de Janeiro a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro foi criada em 1810 e tem como origem a chegada do acervo da Real Biblioteca de Portugal. É a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil e é a maior biblioteca da América Latina. A instituição coordena o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e serve de depósito legal do Brasil. Disponibiliza coleções digitalizadas.

Bibliotheca Apostolica Vaticana (Biblioteca Apostólica Vaticana)

Disponível em:  http://bav.vatican.va/

Comumente chamada de Biblioteca do Vaticano, localiza-se na cidade do Vaticano. Mesmo não sendo a primeira biblioteca papal, foi o primeiro núcleo de coleções pontifícias (religiosas), fundada por Nicolau V em 1450, com a herança das velhas bibliotecas dos Papas.

Bibliothèque Nationale de France (Biblioteca Nacional da França)

Disponível em:  http://www.bnf.fr/

Localizada em Paris, a Bibliothèque Nationale de France, tem como origem a antiga Bibliothèque du Roi organizada da Idade Média. Transformada pelos revolucionários franceses em Bibliothèque Nationale, hoje a instituição serve de depósito legal da França. E por meio do projeto Gallica disponibiliza materiais online.

British Library (Biblioteca britânica)

Disponível em:  http://www.bl.uk/

Surgiu originalmente como um departamento do Museu Britânico e em 1973 tornou-se legalmente separada. Localizada em Londres a  British Library é a biblioteca nacional do Reino Unido, e serve de depósito legal, recebendo cópias de todos os livros produzidos no Reino Unido e República da Irlanda e é hoje a maior biblioteca do mundo em número de itens e a segunda maior em número de livros. E disponibiliza materiais online.

Library of Congress (Biblioteca do Congresso Americano)

Disponível em:  http://www.loc.gov/

Localizada em Washington, D.C, a Library of Congress foi organizada em 24 de abril de 1800. É a biblioteca de pesquisa do Congresso dos Estados Unidos, e de fato a biblioteca nacional dos Estados Unidos, além de ser a mais antiga instituição cultural federal dos Estados Unidos. Possui ainda a maior coleção de livros do mundo. Disponibiliza coleções digitalizadas.

Oxford Digital Library (Biblioteca digital de Oxford)

Disponível em:  http://www.odl.ox.ac.uk/

A Oxford Digital Library tem um papel importante na coordenação e estimular atividades de digitalização na Universidade. Oxford Digital Library começou operacionalmente em julho de 2001 e está em fase de desenvolvimento. O site oferece acesso central para coleções digitalizadas da biblioteca de Oxford e informa sobre os serviços da biblioteca online, as atividades de financiamento, tecnologia de biblioteca digital e desenvolvimentos.

Departamentos de História

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

Disponível em:  http://www.his.puc-rio.br/

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Disponível em:  http://www.ppghsuerj.pro.br/

Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

Disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/corpo.php?pasta=departamentos&texto=historia

Universidade de São Paulo – USP

Disponível em:  http://www.historia.fflch.usp.br/

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio

Disponível em:  http://historiaunirio.com.br/

 Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Disponível em:  http://www.historia.ufrj.br/

Laboratório de Estudos do Tempo Presente-UFRJ

Disponível em: http://www.tempopresente.org/

Universidade Federal Fluminense – UFF

Disponível em:  http://www.historia.uff.br/

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Disponível em:  http://www.fafich.ufmg.br/his/

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Disponível em:  http://r1.ufrrj.br/wp/ichs/pos-graduacao/mestrado/historia/

Revistas

Revista Tempo da UFF: http://www.historia.uff.br/tempo/site/

Revista Brasileira de História: http://www.anpuh.org/revistabrasileira/public

Revista Topoi: http://www.revistatopoi.org/

Revista Projeto História: http://www.pucsp.br/projetohistoria/

Revista Acervo: http://revistaacervo.an.gov.br/seer/index.php/info

Revistas Estudos Históricos: http://cpdoc.fgv.br/revista

Entrevistas

Entrevista com Lynn Hunt

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YZVD1G4q0bA.

Trata-se de uma entrevista com a historiadora Lynn Hunt sobre o seu livro a ” A Invenção dos Direitos Humanos”. Neste livro a historiadora propõe um debate sobre a origem dos direitos humanos, para tal analisa as declarações de direitos dos Estados Unidos (1776), da França (1789) e das Nações Unidas (1948). Vale a pena dar uma olhada.

Entrevista com Peter Burke

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=F7EsomTPmfw&feature=related

Trata-se de uma entrevista com o historiador Peter Burke em que esse apresenta sua opinião sobre a privacidade na política, sobre a introdução das novas  tecnologias no ensino da história, as consequências da tecnologia na produção e leitura de livro e sobre temas para uma novo livro que tratem da relação do conhecimento com novos meios de informação, como por exemplo, sites como a wikipédia.

Entrevista com Roger Chartier

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ju3MBj6BI88&feature=related

Trata-se de uma entrevista com o historiador Roger Chartier em que esse a alerta para a dificuldade de percepção da totalidade de uma obra quando a leitura é feita pelos novos meios de suporte e circulação eletrônico dos textos, além de tratar de como as formas de ler hoje descontínuas e fragmentadas podem ter consequências nos usos feitos das obras.

Redes sociais

Café História

Disponível em: http://cafehistoria.ning.com/

Trata-se de uma rede social online criada para discutir e divulgar História. O acesso é livre e quem se cadastra tem direito a postar imagens e comentários. O conteúdo é bem organizado e as partes de “GRUPOS” e “FÓRUNS” permitem ao internauta acompanhar discussões sobre os mais diversos temas. Vale a pena dar uma olhada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s